Interlocutores de Contratações
Em 2021, por meio da Portaria nº 3, de 05 de janeiro de 2021, foi instituído o Agente de Compras, que tinha como função principal desenvolver atividades junto aos setores demandantes, para viabilizar a correta instrução de processos de aquisição/contratação.
A função do Agente de Compras foi substituída pelo Interlocutor de Contratações, por meio da Portaria nº 328, de 21 de novembro de 2022, atualizada pela Portaria nº 260, de 19 de agosto de 2024, o qual tem as seguintes atribuições:
a) Ser um canal de comunicação entre a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a sua unidade;
b) Participar das reuniões, encontros e capacitações, sugeridas pela PROPLAD;
c) Participar do Planejamento de Contratações Anual (PCA) de interesse da sua unidade;
d) Assessorar o gestor de sua unidade no cumprimento dos prazos determinados pela Reitoria e pela PROPLAD, referentes ao planejamento e ao envio de processos de contratações;
e) Colaborar e/ou integrar as Equipes de Planejamento das Contratações responsáveis pela elaboração dos artefatos que compõem os processos de contratações, tais como o Documento de Formalização da Demanda (DFD), o Estudo Técnico Preliminar (ETP), a pesquisa de preços, o Mapa de Riscos e o Termo de Referência (TR);
f) Auxiliar/orientar as Equipes de Planejamento das Contratações pelos ajustes na documentação relativa aos processos de sua unidade, quando solicitados pela PROPLAD; e
g) Acompanhar o trâmite dos processos de contratações de sua unidade, buscando sua eficiência e eficácia.