Capacitação em Orçamento Público com foco para a UFC

Data de publicação: 24 de maio de 2023. Categoria: Notícias

Teve início ontem, 23/05, a capacitação em Introdução ao Orçamento Público e Execução Orçamentária com foco na UFC, com carga horária de 30h. As aulas são ministradas pelo servidor Fabiano Olanda Sales Rocha e pela servidora Maitê Rimekka Shirasu, ambos da Coordenadoria de Programação e Alocação Orçamentária (CPO) da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração.

O curso tem por objetivo capacitar os servidores da UFC quanto aos fundamentos do orçamento público, abordando tópicos como: conceitos; instrumentos de planejamento financeiro no setor público; legislação e principais características da execução orçamentária, especialmente aquelas que influenciam nas tomadas de decisões pela UFC.

As aulas ocorrerão de forma presencial até o dia 27 de junho de 2023, com aulas expositivas, abordando conteúdos teóricos e práticos sobre a execução orçamentária da UFC.

O orçamento público, visto como instrumento de planejamento e execução das finanças públicas, é um importante instrumento para o desenvolvimento de uma organização pública.  Assim conhecer as regras que regem a execução orçamentária é condição essencial para todos os servidores públicos, bem como beneficia a instrução dos processos de aquisições da Universidade.