7ª Semana Nacional de Arquivos

Data de publicação: 2 de junho de 2023. Categoria: Notícias

Nos dias 6 e 7 de junho, de forma virtual, ocorrerá a 7ª Semana Nacional de Arquivos na Universidade Federal do Ceará (UFC), que terá como temática Arquivos: Territórios de Vidas, proposta pelo Arquivo Nacional, somada às bandeiras levantadas pelo Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA).

Os arquivos são organismos vivos e responsáveis pela memória, preservação, guarda, acesso e difusão de registros de vidas de pessoas e de instituições, em diferentes épocas. Os arquivos se constituem em “patrimônio único e insubstituível transmitido de geração em geração […] e desempenham papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuírem para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva.” (ICA, 2010)

A UFC, embora ainda não possua um Sistema de Arquivos e nem um Arquivo Central, sabe da importância que os arquivos desempenham nas organizações, tanto para a preservação da memória histórica, como também é visto como um equipamento administrativo e cultural da universidade.

Nessa perspectiva, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), o Memorial da UFC, o Museu de Arte da UFC (MAUC/UFC), a Coordenação de Administração e Patrimônio (CAP/PROPLAD/UFC), o Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação da UFC (GPRI/CNPq-UFC), o Sistema de Bibliotecas da UFC e o Projeto de Extensão Plurissaberes congregaram esforços para a realização desta 7ª semana Nacional de Arquivos.

Terça-feira, dia 6 de junho

8h15 – Boas vindas

8h30 – Abertura: Prof. Dr. Almir Bittencourt da Silva (Pró-Reitor de Planejamento e Administração)

9h às 9h30 – Conferência de abertura: O governo eletrônico e os seus Desafios para a Gestão de Documentos