PROPLAD implementa novidades na Plataforma Nosso PDI que otimizam a gestão estratégica da Universidade
Data da publicação: 3 de julho de 2025 Categoria: NotíciasA Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) implementou no primeiro semestre de 2025 três melhorias na Plataforma Nosso PDI.
Desenvolvida pela CPGE no ano de 2021 para o acompanhamento trimestral das ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC, essa ferramenta consiste em um ambiente intuitivo, transparente e seguro, disponível para acesso às unidades responsáveis por Programas do PDI da UFC. Como forma de melhoria contínua, em 2025, as mudanças adicionais implementadas estão relacionadas ao acompanhamento de indicadores e metas dos Programas do PDI, à avaliação da efetividade das ações estratégicas realizadas e à emissão de relatórios gerenciais trimestrais.
O acompanhamento de indicadores e metas dos Programas do PDI foi implantado na plataforma após a 3ª Revisão do PDI 2023-2027, realizada em 2024, na qual uma das necessidades identificadas naquele momento foi a de revisar os indicadores e metas existentes até o momento.
Desde o primeiro trimestre de 2025, os gestores das unidades vêm inserindo seus resultados relacionados aos indicadores e metas na plataforma, conforme a periodicidade definida para o acompanhamento do indicador. Atualmente há indicadores trimestrais, semestrais e anuais, que podem ser consultados na 4ª Edição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.
Com relação a avaliação da efetividade das ações estratégicas, foram criados dois campos que deverão ser preenchidos quando a ação estratégica for considerada realizada. Para o primeiro campo, o gestor deverá selecionar uma das três opções disponíveis de avaliação (totalmente efetiva, parcialmente efetiva ou não efetiva) e no segundo campo ele deverá justificar esta avaliação.
A justificativa da avaliação da efetividade a ser inserida considerará se as principais entregas informadas resultaram no atendimento do objetivo daquela Ação Estratégica do PDI. Para isso, o gestor deverá seguir três passos simples: identificar no texto daquela ação estratégica qual era a sua finalidade; avaliar se a finalidade daquela ação foi atingida por meio das entregas realizadas; e listar os benefícios/valores gerados com esta ação.
Roberta Queirós, Coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da PROPLAD, reforça que “essa avaliação visa dar maior transparência e clareza sobre o atingimento da finalidade das ações e, consequentemente, sobre a efetividade dos programas propostos”.
A plataforma também conta com o botão “relatórios trimestrais”. Esses relatórios gerenciais possibilitarão que os gestores consultem o acompanhamento das ações estratégicas e dos programas do PDI que sua unidade é responsável a cada trimestre, bem como possam verificar as principais entregas e os resultados de indicadores e metas. Assim, a administração superior e as unidades envolvidas com a execução do PDI possuem mais uma ferramenta para subsidiar a tomada de decisões para a UFC.
Além disso, os relatórios são publicizados no site www.pdi.ufc.br para acesso por toda a sociedade.
Os tutoriais para a realização de cada uma dessas etapas na plataforma Nosso PDI foram disponibilizadas no site do PDI e no Canal do Youtube “PROPLAD UFC Conecta” .
O Calendário 2025 de abertura e fechamento da Plataforma Nosso PDI está disponível no link https://pdi.ufc.br/pt/proplad-divulga-calendario-2025-de-abertura-da-plataforma-nosso-pdi/.
SAIBA MAIS – A Plataforma Nosso PDI recepcionou em junho/2025 o Plano de Priorização da Gestão, que tem por objetivo a definição, pela a administração superior da UFC, em conjunto com as unidades envolvidas no plano, de ações urgentes, necessárias ou estratégicas para o período de 2025 a 2027.
Dessa forma, a ferramenta permite ao (à) dirigente o preenchimento de informações relacionadas à ação identificada, tais como: status da ação (não iniciada, em andamento ou realizada), data de início e prazo para conclusão da ação, classificação (urgente, necessária ou estratégica), indicação de outras áreas envolvidas, detalhamento da ação proposta (objetivos) e descrição das principais entregas realizadas no período.
Os gestores poderão ainda emitir relatórios periódicos para acompanhamento das informações inseridas.
João Guilherme, Pró-Reitor de Planejamento e Administração, enfatiza que “esse Plano de Priorização da Gestão tem um foco maior em ações táticas/operacionais necessárias para a melhoria da gestão, tornando-se mais uma ferramenta para subsidiar a tomada de decisões pelas unidades envolvidas e a administração superior”.
Para maiores orientações sobre o preenchimento do Plano de Priorização da Gestão, acessar o vídeo tutorial.
Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica – CPGE/PROPLAD | cpge@proplad.ufc.br