Comitê de Governança da UFC aprova revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional

Data de publicação: 27 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

Em 16 de dezembro de 2021, foi aprovada pelo Comitê de Governança da Universidade Federal do Ceará a  2ª Revisão anual do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 da UFC.

Desde o ano 2020, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da Universidade passa por revisões e atualizações anuais, respeitando o disposto na Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020,  a qual estabelece em seu art. 5º que o Plano Estratégico da Instituição seja revisado pelo menos uma vez por ano e, se necessário, atualizado.

Em 2020, a UFC publicou a 1ª Revisão e Atualização do PDI 2018-2022, cujos objetivos foram: a) Elaboração da Cadeia de Valor da UFC; b) Construção do Mapa Estratégico da UFC; c) Alinhamento do PDI 2018-2022 às Políticas e Planos Nacionais, quais sejam: Plano Plurianual (PPA 2020-2023), Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD 2020-2031), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Leis Orçamentárias Anuais (LOA); d) Revisão das ações e indicadores estratégicos; e) Definição dos projetos estratégicos (ações prioritárias anuais) e f) Definição de ferramenta de monitoramento do PDI 2018-2022.

Dando sequência, em 2021, a 2ª revisão do PDI 2018-2022 contemplou, atualizou e complementou os documentos produzidos anteriormente nos anos de 2017 (elaboração do PDI) e 2020 (1ª Revisão), de modo a alcançar os seguintes objetivos: a) Definição das ações prioritárias para o ano de 2022; b) Alinhamento dos objetivos estratégicos à previsão orçamentária; c) Revisão dos indicadores dos objetivos estratégicos; d) Definição e implementação de Plano de melhoria para resultados não alcançados pelos indicadores estratégicos e e) Implantação da nova ferramenta de monitoramento das ações do PDI.

O documento vigente e os documentos anteriores, para fins de consulta, estão  disponíveis no sítio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD através do menu Gestão Estratégica  ou do seguinte link: https://proplad.ufc.br/pt/gestao-estrategica/plano-de-desenvolvimento-institucional/pdi-2018-2022/principais-documentos/

Ressalte-se ainda que para o monitoramento das ações do PDI, desde julho de 2021, está em funcionamento a Plataforma “Nosso PDI”, uma ferramenta desenvolvida pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE/PROPLAD) exclusivamente para o acompanhamento trimestral das ações do PDI da UFC, consistindo em um ambiente intuitivo, transparente e seguro. Para acessá-la, consulte os Painéis de Planejamento no endereço https://paineis.ufc.br/paineis/.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, Telefone: (85) 3366 7876