Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Planejamento e Administração

Área do conteúdo

Atualização do Estatuto é debatida por servidores da Proplad em evento da Semana da Estatuinte

Data da publicação: 11 de julho de 2025 Categoria: Notícias

A Semana da Estatuinte da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem por objetivo envolver todas as unidades acadêmicas e administrativas com o intuito de ampliar a participação representativa dos segmentos da comunidade universitária no processo de elaboração da nova estrutura estatutária da UFC.

Nesse contexto, os servidores da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) reuniram-se virtualmente no dia 10 de julho de 2025 para debater as sugestões de alterações do Estatuto, consolidadas pela Comissão Setorial da Proplad. O evento contou com a participação de cerca de 40 servidores, inclusive dos Pró-Reitores da Proplad, prof. João Guilherme e Adênia Guimarães, e do diretor do Campus de Itapajé e representante da Comissão Eleitoral da Estatuinte, prof. João Henrique Gonçalves Medeiros.

As sugestões foram coletadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado a todos os servidores da Pró-Reitoria. Após o preenchimento, ocorrido até 1º de julho, a Comissão Setorial da Proplad para a Estatuinte realizou a análise dos dados, os consolidou e apresentou aos participantes no encontro virtual, que ainda possibilitou o recebimento de mais sugestões pelos presentes.

Prof. João Guilherme enfatiza que “a participação ativa dos servidores no processo de revisão do estatuto é fundamental para assegurar a legitimidade e a representatividade das sugestões propostas no encontro. Esse processo democrático fortalece o senso de pertencimento e consolida a construção de um documento mais alinhado com os anseios da comunidade universitária”.

Print da tela da reunião no Google Meet. Do lado esquerdo consta apresentação da estatuinte UFC - Assembleia Geral da PROPLAD. Do lado direito, telas dos participantes.

Estatuinte UFC – Assembleia Geral da PROPLAD

A comissão é composta pelos servidores Alex Nogueira, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), Augusto Macêdo, da Coordenadoria de Contratos e Convênios (CCONV) e Luana Sombra, da Coordenadoria de Governança de Contratações (CGCON), e foi instituída pela Portaria nº 03, de 17 de fevereiro de 2025, da Comissão Eleitoral do Processo Estatuinte da UFC.

Alex Nogueira, membro e relator da Comissão Setorial da Proplad, conduziu o encontro e destaca que “as contribuições coletadas representam os sentimentos dos servidores da Proplad em temáticas como a paridade política entre as categorias (técnicos, docentes e discentes), a ampliação da ocupação de espaços pelos técnico-administrativos, inclusive em espaços de liderança estratégica em unidades administrativas e acadêmicas, a implementação de orçamento participativo e o fortalecimento da cultura de planejamento em todas as instâncias de decisão para orientar as demandas prioritárias da comunidade”.

Acesse aqui os resultados consolidados das contribuições que foram apresentados no encontro.

Fonte: Comissão Setorial da Estatuinte da Proplad.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo