UFC reafirma o compromisso com a sustentabilidade com a publicação do seu Plano de Logística Sustentável – PLS UFC 2025 -2027
Data da publicação: 22 de janeiro de 2025 Categoria: Notícias
Reunião do CONSUNI de 16 de dezembro de 2024
Em sua 139ª Sessão Ordinária, realizada no dia 16 de dezembro de 2024, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou, por unanimidade, o novo Plano de Logística Sustentável da UFC – PLS UFC, que se apresenta como um meio para pensar e colocar em prática medidas de sustentabilidade e inovação na UFC.
O Pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. João Guilherme Nogueira Matias, explica que a Universidade contava com um Plano Diretor anterior, tendo em vista a sua obrigatoriedade, mas houve uma lacuna de atualização. “O primeiro PLS da Universidade data de 2013. Neste interstício, a Universidade Federal do Ceará – UFC publicou planos complementares e demonstrou um notável fortalecimento do princípio da Sustentabilidade. Entretanto, não houve monitoramento sistematizado dos resultados desses planos táticos e operacionais. As Portaria s da SEGES (nº 8.678, de 19 de julho de 2021 e Nº 5.376, de 2023) representaram uma oportunidade de revisar este importante instrumento de governança da Universidade”.
Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC – PDI 2023 – 2027 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, o PLS UFC abrange o triênio 2025 – 2027, tendo como base as diretrizes ambiental, social, econômica e cultural, assim como os 06 eixos estabelecidos pela Portaria SEGES/ME nº 8.678/2021, quais sejam: a promoção e racionalização do consumo consciente de bens e serviços; a racionalização da ocupação dos espaços físicos; a identificação dos objetos de menor impacto ambiental; o fomento à inovação no mercado; a inclusão dos negócios de impacto nas contratações públicas; e, divulgação, conscientização e capacitação acerca da logística sustentável.
O documento apresenta as diretrizes adotadas, a metodologia de elaboração do plano, o diagnóstico atual, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações por eixo temático para o período de modo a abranger critérios e práticas de sustentabilidade nas compras públicas. Além disso, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD, a partir da análise de referencial teórico relacionado ao ciclo de vida do produto, propôs uma metodologia para aferição de custos indiretos a ser aplicada nas contratações da UFC, conforme disposto no capítulo “Metodologia de Aferição de Custos Indiretos”.
Neste contexto, é importante destacar que cada contratação de material permanente, de agora em diante, deverá ter incluída em seu Estudo Técnico Preliminar o resultado do preenchimento do seguinte formulário: https://forms.gle/BvADQhn199pU52DN8. Para isso, a equipe da PROPLAD disponibilizou o tutorial aqui.
A avaliação do PLS UFC 2025 – 2027 será disponibilizada por meio do relatório de avaliação de desempenho anualmente.
O plano, na íntegra, está disponível para consulta pública por meio da página https://www.ufc.br/gestao-ambiental/plano-de-logistica-sustentavel.
Fonte: Pró-reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD. Contato: proplad@proplad.ufc.br